Tudo que você precisa saber antes de estudar no exterior

Nós sabemos melhor que ninguém como pode ser desafiante viver longe de casa e sozinho, num país diferente. Então deixe que aliviemos todas as preocupações que você poderá ter antes de fazer seu intercâmbio.

Você já decidiu que curso irá estudar fora? Não? Bem, você precisa decidir isso primeiro, ok? Já decidiu? Então vamos para o passo dois, uma lista de como se preparar antes de dar seu grande passo.

Cultura e Clima

Verifique o clima. Paris geralmente tem um clima ameno, correto? Nova Iorque é bem quente no verão e neva no inverno. Viver em uma nova cidade pode trazer uma variedade de perigos meteorológicos. Tem cidades, por exemplo, que pode chover ou nevar muito. O clima também pode mudar bastante. Então esteja preparado e ciente das temperaturas que você poderá encontrar na cidade que você escolheu.

Conheça os arredores. Pode ser um pouco complicado fazer isso de tão longe, mas seria legal se familiarizar o máximo possível com o seu novo lar. Uma das maravilhas de estudar fora é poder explorar uma nova área, se perder e achar uma cultura nova e interessante. Mas, se puder, tente colocar o homenzinho amarelo do Google Maps para trabalhar. Isso é um bom primeiro passo. Agora, tente explorar o que tem lá no geral. Alguma coisa particular que você se interessou? Também se certifique sobre como o sistema de transporte funciona e se tem lugares que é melhor evitar.

Tente achar seus novos amigos no Facebook. Eles podem ser um grupo de estudantes que estão viajando para lá neste ano ou potencial amigos locais para se conhecer antes de viajar. Não tem grupo? Por que não tenta começar um? Assim você pode conhecer melhor as pessoas antes de viajar e tentar evitar qualquer constrangimento nesse sentido.

Peça conselhos para sua família. Às vezes, eles podem não entender muito sobre intercâmbio, mas sabem muito bem dar conselhos sábios sobre a vida. Mas tente procurar alguém que já tenha ido para o país. Ele já estudou lá? O que ele tem a dizer sobre o país? Ele se arrependeu? É incrível como as pessoas sempre têm historias interessantes sobre suas viagens.

O que fazer antes de partir

Explique para o seu banco que você está se mudando por um tempo. Bancos são ótimos em encontrar taxas que ninguém sabia que existia e usar seu cartão de crédito local no exterior é certeza de muitos problemas. Veja se você pode ter um cartão global ou talvez até abrir uma nova conta no exterior, se possível.

Verificar sua saúde e seu seguro médico. Isso é muito importante! Os jovens tendem a pular essa parte achando que nada irá acontecer. Jamais faça isso. Tenha certeza se todo medicamento que você toma está disponível na sua nova cidade ou se ele tem algum nome diferente por lá.

Informe-se sobre empresas de mudanças e faça cotações. Isso vai depender da quantidade de coisas que você está levando e o tipo de pessoa que você é.  Algumas pessoas conseguem sobreviver com poucas coisas. Outras precisam de ajudantes para carregar tudo que tiverem que levar. Se você está na última opção, reservar cedo e checar os preços.

Compre suas passagens. Isso é obvio. E o essencial. Você não vai querer ficar preso em casa com todas suas malas e roupas de viagem novas com nenhum lugar para ir.

Faça um roteiro para quando você chegar, desde o aeroporto até a universidade ou para sua nova casa. Ficar preso no aeroporto e perdido numa nova cidade não é uma boa experiência. Tenha certeza de que exista algum ponto de táxi perto ou alguma outra forma de transporte para chegar seguro ao seu destino.

Avise para todo mundo o seu novo endereço. Especialmente para empresas que necessitem seu novo endereço, por exemplo, seu banco. Ou qualquer conta que faça entregas, como a Amazon. Há uma possibilidade de ter vários endereços na conta e você pode manter seus endereços antigos, como a da casa de seus pais, por exemplo. Caso contrário, poderá haver algum amontoado de papelada para fazer a mudança, infelizmente.

Junte tudo que você precisa levar com você. Você vai precisar levar algum dinheiro com a moeda do país que você vai para te ajudar nos primeiros dias. É certo que você irá esquecer algumas coisas que precisa e então você vai querer poder comprar sua fronha, travesseiro, escova de dente ou um pouco de comida, se necessário. Você provavelmente também irá precisar do seu passaporte (válido), visto (se for necessário), passagens, uma cópia da sua identidade, seguro saúde, cartão de estudante, cartão de telefone (ou celular com plano para chamadas internacionais), adaptador de tomada e um senso saudável de aventura!

Tenha uma festa de despedida! Pode ser um pouco trabalhoso, não é? Fazer todo o preparo da mudança para um novo país e organizar uma festa. Mas tenha certeza de que se despediu de todos os seus amigos e familiares da maneira certa tendo uma animada festa antes de ir. Só não marque um dia antes de viajar! Você não vai querer estar de ressaca e perder seu vôo!

Se você não se registrou ainda, junte-se a nós em uma das nossas feiras gratuitamente. Mais detalhes aqui.

Share this post!